segunda-feira, 18 de maio de 2009

[#77] [poema metropolitano] Solitário

CrOMOsSOMOScriATIVOS 2009©
Trânsito na Marginal Tietê, São Paulo
E enquanto isto, na Metrópole, o caos me aguarda...

HOJE sinto-me um tanto quanto estranho, descompassado,
A pele algo oleosa, a mente algo inquieta,
Noto os outros como sempre, sou observado como nunca,
Contas a pagar, a vida toda por resolver.

Não que me sinta extraordinário, tampouco vejo-me desprezível,
A barba por fazer, a impressão de estar deslocado,
Ao olhar meu reflexo, sou um mero expectador, fatigado,
Imposto retido na fonte, preocupações estampadas na fronte.

Tento, em vão, sorrir em meio à multidão emudecida,
Pudera ser arlequim, ao invés de reles «faz-me-rir»,
Mordaz, sufocado, à procura da dignidade perdida, roubada:
Transe coletivo, desencanto em larga escala, indiferença.

Busco, enfim, encontrar-me noutro alguém solitário,
Quisera ser espelho, em lugar de mera e fria sombra,
Fugaz, cansado, à espera da paixão idealizada, sonhada:
Sentimento edificante, regozijo em profusão, bem-querença.


Nenhum comentário: